





































































































































































1ª Feira do Livro de São João de Pirabas e 22º Aniversário da Cidade de São João de Pirabas
A Caravana Cultural da Amazônia, idealizada pelo Jornalista e Escritor Luiz Alho vem sendo pensada e formatada desde o ano de 2007 e tornou-se realidade neste mês de maio de 2010, tem como objetivo principal a interação entre os Escritores Paraenses que buscam dar maior visibilidade às suas obras e ao trabalho desenvolvido em prol da Literatura e da Cultura, em primeiro plano, do Pará e da Amazônia, onde são geradas e de uma maneira geral já que tanto a Literatura como a Cultura são universais e não possuem fronteiras; essa interação se fará onde a Caravana Cultural da Amazônia se fizer presente, estreitando laços com os fazedores de Cultura locais, Professores, Alunos, Poetas, Escritores, Pensadores, Artistas de todas as áreas e o Povo em geral, com o apoio das Prefeituras, através de suas Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, essas, fundamentais aos Projetos que poderão ser desenvolvidos nos municípios à partir da presença da Caravana: Feira de Livros, Oficinas, Palestras, Debates, Gincanas Culturais...que visam promover um contato direto entre autores e fazedores de outras artes com professores, alunos e comunidade em geral, numa troca de experiências sobre a cultura geral de nossa região e a dos municípios.
Formada por Escritores e outros fazedores de cultura com obras conhecidas e reconhecidas nos mercados regional e nacional, autores e artistas com trabalhos premiados e distinguidos por sua importância na divulgação da Cultura do Pará e da Amazônia, podendo dessa forma possibilitar a todo e qualquer indivíduo o desenvolvimento cultural através da Leitura e de outras Artes e a valorização do fazer regional.
Destacamos a fomentação junto aos participantes do evento cultural as possibilidades da "Descoberta" de valores locais, em todas as áreas da cultura, o incentivo e o apoio a execução de processos individualizados, apoiados pela troca de experiências entre a Caravana Cultural da Amazônia e a Comunidade em geral do município onde a Caravana se fizer presente.
A Caravana Cultural da Amazônia – CCA , em seu nome e da Academia Parense de Letras – APL, bem como em nome de seus Parceiros, reconhece o valor e a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municial de Educação de São João de Pirabas, na pessoa de sua Secretária, Luciana Queiróz, parabeniza toda sua equipe técnica, na pessoa da Diretora de Ensino Ana Cláudia Neves, agradecendo o apoio das assessoras Anaíde e Laydiane e de todos os Diretores e Professores que não mediram esforços para a realização da I Feira do Livro de São João de Pirabas. Nada paga o sorriso e o brilho no olhar de crianças e jovens quando descobrem o mundo novo que o Livro pode oferecer. Nada paga a satisfação de pais e mães quando veem o caminho do bem que a Educação e o Livro podem oferecer a seus filhos, nada paga a transformação de uma Sociedade em um mundo melhor, pelo trabalho daqueles que acreditam no futuro e lutam para que isso aconteça através de uma educação de qualidade. Todos ganham quando todos se unem em busca do bem coletivo. Esse foi o exemplo que a Caravana Cultura da Amazônia trouxe de São João de Pirabas e espera ter contribuído para a construção de uma nova realidade educacional ao município.
Por fim agradecemos o carinho e a hospitalidade dos amigos e do povo em geral que nos receberam de uma maneira tão generosa e acolhedora, que marcará para sempre todos os que viveram o dia-a-dia da Caravana Cultural da Amazônia, da Academia Paraense de Letras e de seus Parceiros,
A Secretaria Municipal de Educação do município de São João de Pirabas, tendo a frente a Secretária Luciana Queiróz, implantou no município a Pedagogia de Projetos e realizou a I Feira do Livro. Segundo a secretária de educação Luciana o tema gerador foi: “São João de Pirabas: o Ontem, o Hoje e o Amanhã” e além de nortear as ações de alunos, professores, diretores e coordenação pedagógica, visa fundamentalmente a melhoria da qualidade de ensino e envolver a população num esforço conjunto.
“O Projeto é audacioso e transformará a realidade educacional de Pirabas e ajudará a construir um futuro melhor para todos. Esse é o maior objetivo da Secretaria Municipal de Educação, cumprindo uma das metas da administração do Prefeito Cláudio Barroso. Tenho certeza que todos os esforços serão recompensados e que o ano de 2010 será um marco na História Educacional e Social deste município”.
Com essas palavras a Secretária de Educação do Município de São João de Pirabas, localizado na Região Nordeste do Estado do Pará, definiu o evento que movimentou cerca de 10 mil pessoas durante os 4 dias em que foi realizado,
“O saber Resgatando o passado, Iluminando o presente e Construindo o futuro”. Difícil encontrar uma palavra que defina exatamente o que ocorreu no município de São João de Pirabas nos dias em que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação realizou a culminância da implantação de seus Projeto Pedagógico. Como parte da programação foi realizada a I Feira do Livro de São João de Pirabas, que contou com a participação de Escritores Paraenses, membros da Caravana Cultural da Amazônia e ainda com os Imortais da Academia Paraense de Letras, que realizaram diversas palestras ao público presente no Teatro Maria Pajé, um momento único que reuniu, secretários, diretores, professores, alunos, diversas autoridades, visitantes de outros municípios e o povo em geral.
Encontrar a palavra exata para definir a realização de tão grandioso evento talvez não se faça necessário diante da expressão do comportamento de todos que participaram de sua realização, tanto por parte de seus idealizadores, de seus executores, convidados e expectadores. O brilho no olhar de cada um dava a dimensão da satisfação e alegria que tomou conta de todos a cada apresentação de uma Escola e da Guarra e o Talento de seus alunos, que não só a representavam mas que defendiam a própria comunidade onde a escola se localiza.
O que foi presenciado
A Caravana Cultural da Amazônia que tem como objetivo a integração dos Escritores Paraenses com os Leitores, num contato direto e através dessa aproximação, além de oferecer livros de suas autorias a preços acessíveis torna-se geradora de outros focos culturais: a divulgação da cultura do município no qual se fizer presente, através do Blog da Caravana e dos Blogs dos Escritores, entrevistas coletivas e individuais em Rádios, Jornais e Televisões, na capital e em outras cidades do Estado, realizações de palestras e encontros com professores, estudantes e a comunidade em geral, incentivo a Leitura e a Escrita, o que possibilita a “descoberta” de valores e talentos locais, a realização de outras atividades paralelas que juntas dão o suporte necessário para a realização de Feiras de Livros, Concursos Literários, Show Musicais, Peças Teatrais, Apresentações de Grupos Folclóricos e outras temáticas possíveis. É um fator gerador de emprego e renda, movimentar o turismo, comércio interno, pelo fato de atrair visitantes de outros municípios próximos, movimentar o setor hoteleiro e de restaurantes, enfim, a Caravana Cultural da Amazônia passou por São João de Pirabas, lançou a semente de sua I Feira do Livro e participou da 1ª Culminância de sua Pedagogia de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e das Comemorações do 22º Aniversário do Município, que venha a II Feira do Livro e que a semente plantada seja o fruto transformador na qualidade de ensino e do resgate e da valorização da Cultura local.
Temos a honra de contar com a parceria da Academia Paraense de Letras – APL e a participação de seus Acadêmicos, Imortais que representam o que há de mais seleto na Literatura Paraense. Os Acadêmicos juntam-se a Caravana Cultural da Amazônia e dentro dos propósitos fundamentais do projeto, a realização de uma Sessão Solene da Academia Paraense de Letras, o que dá ao município em que a Caravana estiver presente a oportunidade única de que principalmente os jovens estudantes presenciem um evento dessa magnitude e conheçam de perto os que fazem da Literatura e da Cultura da Amazônia um exemplo para o mundo.
Contamos ainda com a parceria da Editora Escala Educacional – Larousse, que junta-se a Caravana Cultural da Amazônia, abraçando a ideia e levando aos municípios livros didáticos, dvd’s, coleções contendo a nova ortografia, best seler’s e o que há de melhor em material pedagógico para a formação de alunos e melhor desempenho de Técnicos e Professores, contribuindo dessa forma com a melhoria da qualidade do ensino. Uma empresa que acredita no projeto da Caravana porque também acredita que a educação e a cultura são bases sólidas para o desenvolvimento de nossos municípios.
A Revista PZZ, Pará Zero Zero, também se une a Caravana Cultural da Amazônia com a intenção de levar informações políticas, sociais e culturais e interiorizar a sua distribuição contribuindo dessa forma com a democratização do conhecimento e a Caravana honra-se em ter como parceira a mais importante revista politico-socio-cultural da Amazônia da atualidade.
São João de Pirabas percorreu um longo caminho para trilhar os eixos do desenvolvimento atual. Sua origem remonta à metade do século XIX e é atribuída à terras pertencentes ao município de Salinópolis com a extinção em 1930, Pirabas foi anexada ao município de Maracanã, permanecendo nesta condição até 1933 quando retomou ao município de Salinas.
Em 1961 quando da criação do município de Primavera, Pirabas passou a ser distrito do novo município. Só através do projeto de Lei de nº 5334 de maio de 1988 o município de Pirabas foi emancipado e sancionado pelo então Governador Hélio Gueiros. Atualmente o município destaca-se dentre os municípios da região dos Caetés, como pólo da pesca (Artesanal e Industrial) e da agricultura familiar. Suas belezas naturais exuberantes também marcam suas potencialidades.
No desenvolvimento das políticas públicas temos grandes investimentos nas áreas da Educação, Cultura, Promoção Social e Saneamento, dando um novo perfil a gestão da área publica, da área urbana e rural.
Todos recebem benefícios que transformam Pirabas num município conhecido como terra Hospitaleira e Próspera, que está sendo dotada de infra-estrutura capaz de agradar e atrair turistas, mas principalmente melhorar a qualidade de vida de sua população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário