terça-feira, 25 de maio de 2010

I Feira do Livro de São João de Pirabas

Na XIII Feira Panamazônica do Livro, realizada no HANGAR – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, pela 1ª vez uma Delegação de professores e jovens estudantes de São João de Pirabas teve a oportunidade de participar de um evento da maior importância para o aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento da formação intelectual. Essa oportunidade foi proporcionada pela Secretaria Municipal de Educação, à frente a Secretária Luciana Queiróz com total apoio do gestor municipal, o Prefeito Cláudio Barroso.
Em 2009, ano da XIII Feira Panamazônica do Livro, o país homenageado foi a França, cuja capital París é denominada de “A Cidade Luz”, talvez por isso, a visita dos professores e alunos de São João de Pirabas ao “Estande dos Escritores Paraenses” tenha sido “Iluminada”. Recebidos pelos escritores Luiz Alho, Dilmar Cunha, Marcio Santos, Eduardo Santos e outros, professores e alunos tiveram uma calorosa acolhida e “Bateram” um longo “Papo” sobre a importância da Feira Panamazônica e sobre os Escritores Paraenses. Nesse encontro nasceu a idéia de se realizar a I Feira do Livro de São João de Pirabas, até mesmo em função dos escritores Luiz Alho e Marcio Santos terem um relacionamento muito próximo com o município.
Necessário se fazer reconhecer que as professoras Magali Barata e Tânia Borges foram as primeiras a abraçar a idéia juntas com o vice-diretor da Escola Guajarina Menezes, Valdeci Dias, estando presentes ainda os professores Paulo Emílio, Mary Jane, Nadllen e a agente administrativa Luciene e os alunos da 8ª série da Escola Guajarina. Aí, nasceu o embrião da I Feira do Livro de São João de Pirabas.

A idéia da Feira do Livro foi levada à Secretária Municipal de Educação, Luciana de Souza Queiróz que ouviu atentamente a proposta e manifestou-se plenamente favorável à realização da Feira, convocando imediatamente a Diretora de Ensino Ana Cláudia Neves e solicitando que a I Feira do Livro de São João de Pirabas fosse inclída dentro da 1ª Culminância da Pedagogia de Projetos executada pela executada  pela Secretária Municipal de Educação e Coordenada pela Diretora de Ensino e também como parte das comemorações do Vigésimo Segundo Aniversário de Pirabas.
A I Feira do Livro de São João de Pirabas reuniu os membros da Caravana Cultural da Amazônia que é formada por escritores reconhecidos no cenário literário regional, Imortais da Academia Paraense de Letras, Revista PZZ – Pará Zero Zero e a Editora Escala Educacional – Larousse, de 7 a 10 de maio. O evento contribuiu com a programação da Secretaria Municipal de Educação que realizou a 1ª Culminância da Pedagogia de Projetos e ainda fez parte das comemorações do XXII Aniversário de São João de Pirabas.

Um comentário:

  1. Estive lá prestigiando e consumindo o saber desses escritores maravilhosos. Agora recorro a este blog como fonte de pesquisa para obter subsidios para pesquisa acadêmica sobre o teatro Maria Pajé que tem neste evento um dos mais memoráveis e relevantes da sua história.

    ResponderExcluir